terça-feira, 17 de julho de 2018

ESTUDO 43 DE MARCOS



QUEM É O MAIOR?
MARCOS 9.33-37


INTRODUÇÃO

O Reino de Deus parece ser de ponta cabeça. Aqui Jesus afirma que quem quiser ser o primeiro deverá ser o último (Mc 9.35), e quem quiser ser o maior deverá ser o menor (Lc 9.48). Os valores de Jesus são bem diferentes dos valores do mundo. Enquanto o valor humano é atribuído de acordo com a fama, o dinheiro e o poder; Jesus preocupa-se com os valores intrínsecos que demonstram o verdadeiro caráter.


PARA JESUS QUEM É O MAIOR?


1º O MAIOR É QUEM SERVE:  O servo é aquele que se preocupa em fazer a vontade do seu senhor. Jesus se tornou servo para nos salvar e nos deixou o exemplo de como servir a Deus e ao próximo. Como Cristãos e servos, devemos colocar a vontade de Deus acima das nossas.  



Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo,



Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos".



Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".



Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve.



Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.


Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.



2º O MAIOR É QUEM SE HUMILHA: Humilhar significa abater-se, abaixar-se, apequenar-se, rebaixar-se, sujeitar-se, ser desprezado. Humilhação dói no coração e na honra, mas o verdadeiro servo reconhece a sua pequenez. 


Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.



Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.



3º O MAIOR É QUEM SEMPRE FAZ O BEM APESAR DE ESTAR RECEBENDO O MAL: O maior ama o inimigo, faz o bem aos que o odeiam, abençoa os que o amaldiçoam, ora pelos que o maltratam, oferece a outra face a quem lhe bateu, dá a túnica ao que lhe roubou a capa. 


"Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam,
abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.
Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica.



Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.



4º O MAIOR É O FRACO: Quando reconhecemos a nossa fraqueza não confiamos em nós mesmo. Cremos que a nossa força vem de Deus.

Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.


apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.



Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.



é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder;




5º O MAIOR É O PERSEGUIDO: E além do fato do perseguido ser grande para Deus, ele também é considerado feliz. 


Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.
"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.
Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".



6º O MAIOR É QUEM RECEBE A TODOS SEM JULGAR: Jesus exemplificou o fato através de uma criança  (Mc 9.36,37). Deus não faz acepção de pessoas (At 10.34) e nós também não devemos fazer (Tg 2.1). Segundo Hernandes Dias: "Jesus repreende os discípulos e acentua que quem não é contra nós é por nós. A lição que Jesus ensina é clara; não podemos ter a pretensão de julgar os outros seguidores de Cristo [...] a intolerância e o exclusivismo estreito é o que Jesus está corrigindo aqui."


E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles. Pegando-a nos braços, disse-lhes:
"Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou".



Então Pedro começou a falar: "Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade,



Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo.



7º O MAIOR É QUEM COLOCA AS NECESSIDADES DO PRÓXIMO À FRENTE DA SUA:


Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos".



Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ ".



Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado".





CONCLUSÃO


Jesus derruba os valores do mundo. Ele disse: "Não será assim entre vocês." O povo de Deus é um povo diferente. Os padrões do mundo não se encaixam aos padrões bíblicos. Para o mundo, o maior deve ter honra, fama, dinheiro e poder. Para Jesus o maior é quem serve o próximo, suporta humilhação, devolve o mal com o bem, é o fraco quem tira força em Deus, é o perseguido, é aquele que trata a todos igualmente, sem acepção e que coloca as necessidades do próximo à frente de suas próprias necessidades.