quarta-feira, 18 de novembro de 2020

ESTUDO 12 DE ATOS DOS APÓSTOLOS (5.12-42): O CRESCIMENTO DA IGREJA

 

 

“O que torna o Cristianismo atraente? É fácil ser levado para as igrejas por causa das bonitas pregações, dos bons pregadores, do tamanho dos templos, das belas instalações ou da comunhão que existe entre o povo de Deus. Na Igreja Cristã primitiva, as pessoas eram atraídas pelas expressões do poder de Deus em ação: a generosidade, a sinceridade, a honestidade, a união dos membros e o caráter dos líderes.” Os que criam se reuniam, mas os demais não juntavam a eles por medo. A fé dava força para essa união (5.12b-13)

 

1- O CRESCIMENTO DA IGREJA VEM DE DEUS: A igreja crescia porque Deus concedia esse crescimento, o Senhor acrescentava os salvos (5.14). Um planta, outro rega, mas Deus dá o crescimento (1Co 3.6). O homem não pode converter o coração a Deus. Esse processo cabe a Deus. O homem prega, mas somente o Espírito Santo convence o homem do pecado, do juízo e da justiça (Jo 16.8). Deus é quem atrai o pecador, o justifica, o regenera, o santifica e o salva.

 

2- O CRESCIMENTO DA IGREJA VEIO ACOMPANHADO DE SINAIS (5.12,15,16): A igreja que fora formada por Jesus Cristo agora crescia mediante a ação do Espírito Santo e pela pregação da Palavra através dos apóstolos. Muitos sinais e maravilhas eram feitos pelos apóstolos (5.12). Até a sombra de Pedro curava. As pessoas sobre as quais a sombra de Pedro passava eram curadas, não pelo fato da sombra ser de Pedro, mas pelo poder de Deus que operava através dele.

 

3- O CRESCIMENTO DA IGREJA PROVOCOU INVEJA (5.17): Os líderes religiosos tinham inveja de Pedro e dos demais apóstolos porque estes tinham o respeito das pessoas. Os líderes exigiam esse respeito e reverência, ao passo que os apóstolos tinham como objetivo levar o povo a respeitar e reverenciar a Deus. Infelizmente o mundo odeia ver uma igreja bíblica avançar. Ele não se ira com igrejas mundanas, mas sim contra as que buscam verdade e santidade.

 

4- OS INVEJOSOS TENTAM IMPEDIR OS SERVOS DE DEUS A FAZEREM A OBRA (5.18): Não bastou ter inveja, tiveram que agir contra o Reino de Deus e seus servos. Mandaram prender os apóstolos. Queriam impedir a todo custo o seu sucesso.

 

5- APESAR DOS LEVANTES É DEUS QUEM ABRE AS PORTAS PARA A IGREJA CRESCER (5.19): Os apóstolos foram presos, mas Deus estava com eles. O Senhor enviou um anjo para abrir as portas da prisão. Jesus nos prometeu que nunca nos abandonaria. O mundo pode se levantar, pode tentar nos impedir, pode tentar nos aprisionar, mas o Senhor é quem tem poder para abrir as portas do evangelho para o crescimento de sua igreja.

 

6- O CRESCIMENTO DA IGREJA OCORRE PELA PREGAÇÃO DO EVANGELHO (5.25, 30-32): Ao saírem da prisão eles foram direto para o templo e continuaram a pregar e a ensinar o povo. A Palavra de Deus deve ser pregada de forma fidedigna. Infelizmente o que vemos hoje é uma distorção das verdades bíblicas. As pregações tentam amenizar o pecado. Os cultos se transformaram em sessões de terapia para alma, onde as emoções são tratadas, os egos enchidos e os bolsos esvaziados. Os discípulos pregavam Jesus Cristo, sua morte, sua ressurreição, a remissão dos pecados através de seu sacrifício. É nisso que deve consistir nossas pregações.

 

7- PARA QUE A IGREJA CRESÇA É IMPORTANTE OBEDECER A DEUS E NÃO AOS HOMENS (5.29): Muitas pessoas querem modernizar as igrejas, trazer o mundo para dentro delas para atrair mais pessoas. A igreja precisa aprender a obedecer a Deus, a ter padrões bíblicos. A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática, o que não se encaixa nela não pode fazer parte da igreja.

 

8- O HOMEM NÃO PODE IMPEDIR O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS (5.38,39): Quando os fariseus e saduceus se enfureceram contra os apóstolos e deliberaram matá-los, Gamaliel inesperadamente defendeu os apóstolos, embora não apoiasse os ensinamentos deles. Sua verdadeira intenção, no entanto, era evitar uma divisão no Sinédrio chamando a atenção dos romanos. Em sua defesa Gamaliel disse algo que realmente foi inspirado por Deus: se os ensinamentos dos apóstolos procedessem de Deus ninguém poderia desfazer essa obra, pois estaria lutando contra o próprio Deus. Nem o inferno, nem o homem, nem o mundo pode impedir o crescimento da igreja. Lutar contra a igreja é lutar contra o Senhor dos Exércitos.

 

9- EXISTE UM PREÇO A PAGAR DIANTE DO CRESCIMENTO DA IGREJA (5.40): Os apóstolos foram presos, pressionados, afrontados e açoitados. Servir a Deus exige renúncia. Servir a Deus exige um amor que abre mão de tudo para colocar Deus em primeiro lugar.

 

10- É UMA ALEGRIA PADECER POR CRISTO (5.41): Os apóstolos retiraram-se da presença do conselho regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus. O apóstolo Paulo disse que nos foi dado uma alegria de não apenas crer em Cristo, mas sofrer por Cristo (Fp 1.29).

 

CONCLUSÃO: A nós cabe plantar e regar e a Deus dar o crescimento. A igreja jamais será destruída, seu dono é Cristo e sua igreja seu Corpo. Os levantes podem aparecer, mas a vitória final sempre será de Cristo.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BÍBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL