INTRODUÇÃO
(MARCOS 1.1)
"Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus"
Marcos 1.1
PROLEGÔMENOS
1)
É UM
EVANGELHO SINÓTICO: Marcos é um dos evangelhos sinóticos. Juntamente com
Lucas e Mateus eles “veem conjuntamente”, tratando basicamente dos mesmos
aspectos da vida e ministério de Cristo.
2)
É O
MAIS BREVE: Dos evangelhos sinóticos, Marcos é o mais breve.
3)
FOI O
PRIMEIRO A SER ESCRITO: Foi o primeiro a ser escrito, por volta de 63 d.C.,
sendo portanto, o mais importante, visto que serviu de fonte para os outros
evangelhos e é o primeiro relato da vida de Cristo que a humanidade conheceu.
4)
FOI A
FONTE DOS OUTROS EVANGELHOS: Dos 661 versículos de Marcos, Mateus
reproduziu 606. Há apenas 55 versículos de Marcos que não se encontram em
Mateus, mas Lucas utiliza 31 destes. O resultado é que há somente 24 versículos
de Marcos que não se encontram em Mateus ou Lucas. Isso parece provar que tanto
Mateus como Lucas usaram o evangelho de Marcos como fonte.
5)
PÚBLICO
DOS EVANGELHOS: Existem quatro evangelhos porque cada um escreveu a um
público diferente.
a) Mateus
escreveu para os judeus e apresentou Jesus como Rei. O animal que representa
esse evangelho é o leão.
b) Marcos
escreveu para os romanos e apresentou Jesus como servo. O animal que representa
esse evangelho é o boi. Por apresentar Jesus como servo, o evangelho não se inicia
com genealogia. Jesus apresenta-se como aquele que veio para servir, e não para
ser servido.
c) Lucas
escreveu para os gregos e apresentou Jesus como o homem perfeito. O animal que
representa esse evangelho é o homem.
d) João
escreveu para a igreja, um evangelho universal e apresentou Jesus como Deus, o
verbo encarnado. O animal que representa esse evangelho é a águia.
6)
AUTOR:
a)
O autor
do evangelho é João Marcos, sendo João seu nome hebraico e Marcos seu nome
romano.
b)
Era filho de Maria, uma cristã que hospedava
cristãos em sua casa; o que nos informa que ele cresceu em meio cristão e que
sua família era afortunada. (At 2.12)
c)
Ele participou da primeira viagem missionária de
Paulo e Barnabé, partindo de Antioquia da Síria para a região da Galácia; mas,
desistiu no meio da viagem. (At 12.25)
d)
Foi rejeitado por Paulo na segunda viagem
missionária, e Barnabé partiu com Marcos para Chipre, sua terra natal. (At
15.37-40)
e)
Era primo de Barnabé, também homem de posses.
(Cl 4.10)
f)
Marcos também esteve preso com Paulo em Roma.
Marcos tornou-se um grande líder cristão do século I. Jerônimo disse que ele
foi ao Egito e ali plantou a igreja de Alexandria. Agora, ele está preso em
Roma, com Paulo durante a sua primeira prisão. (Cl 4.10)
g)
Marcos tornou-se cooperador de Paulo. A carta a
Filemom foi escrita no intervalo da primeira e segunda prisão de Paulo em Roma.
Paulo destaca que neste período, Marcos era seu cooperador. (Fm 24)
h)
Marcos foi chamado por Paulo para assisti-lo no
final da sua vida. Marcos estava em Éfeso quando Paulo foi preso pela segunda
vez. Agora, Paulo está num calabouço romano, aguardando o seu martírio. Paulo
reconhece o valor de Marcos ressaltando o quanto lhe fora útil. (2Tm 4.11)
i)
Marcos era considerado um filho de Pedro na fé.
Marcos teve um relacionamento bem próximo de Pedro. Pedro chama Marcos de “meu
filho”. Marcos foi discípulo e intérprete do apóstolo Pedro. Ele escreveu as
narrativas de Pedro sobre Jesus Cristo. Essas informações não chegaram até
Marcos como um relato organizado e sequencial, mas sobre forma de narrativas.
Assim, Marcos transcreveu as narrativas, porém não em ordem cronológica. Quando
Pedro foi solto da prisão ele foi diretamente para casa de João Marcos, onde os
discípulos estavam reunidos. (1Pe 5.13)
j)
Grande parte dos estudiosos acredita que Marcos
era o jovem vestido com o lençol quando Jesus foi preso. Era apenas um curioso
em meio à multidão, não um discípulo de Cristo. (Mc 14.51,52)
7)
LOCAL:
Segundo a tradição o evangelho de Marcos foi escrito “nas regiões da Itália”,
mais especificamente em Roma, uma vez que Marcos está presente com Paulo na
primeira prisão e é chamado para estar com ele na segunda prisão. Roma na época
de Marcos era a capital do Império Romano e tinha cerca de 1 milhão de
habitantes e hospedava várias culturas, povos e religiões. Era luxuosa,
corrupta, com anarquia e decadência moral. Segundo o pastor Hernandes “... a
bebedeira e a orgia faziam subir um mau cheiro repugnante da reluzente
metrópole. Nessa cidade uma igreja foi plantada e perseguida a partir de 64
d.C. Os cristãos eram queimados vivos, lançados nas arenas para serem
pisoteados pelos touros, enrolados em peles de animais para serem devorados
pelos cães raivosos, devorados por leões, passados ao fio da espada. Foi para essa igreja mártir que Marcos escreveu esse evangelho.”
8)
LINGUAGEM:
Por escrever aos romanos, Marcos explica todos os costumes e termos judaicos.
Foi o evangelista que menos citou o Antigo Testamento. Usou a contagem romana
(6.48; 13.35) e usou várias palavras latinas (5.9;12.15).
9)
A
MENSAGEM CENTRAL DO EVANGELHO: Segundo o pastor Hernandes, o primeiro
versículo desse evangelho é tanto o título do livro quanto a síntese do seu
conteúdo. A palavra “princípio” aparece 3 vezes na Bíblia:
· João 1.1:
“No princípio era o verbo”. Este princípio está antes do tempo, no bojo da
eternidade.
· Gênesis
1.1: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Começo da criação, da
eternidade para dentro do tempo cronológico.
· Marcos
1.1: “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”. A encarnação
de Cristo na terra, o início da obra redentora.
A parte mais
importante do evangelho não é o que nós devemos fazer, mas o que Deus fez por
nós em Cristo. O evangelho não é debate, é proclamação. O conteúdo do evangelho
é Jesus Cristo: sua vida, obra, morte, ressurreição, governo e segunda vinda.
PRINCÍPIO DO EVANGELHO: ele é o
evangelho.
DE JESUS: plenamente homem.
CRISTO: ungido de Deus.
FILHO DE DEUS: plenamente divino.
10) CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS DO EVANGELHO DE MARCOS:
a) O
evangelho de Marcos, visto que foi escrito aos romanos, é um evangelho de ação.
Ele descreve mais os milagres de Cristo que seus ensinos. Marcos passa
rapidamente de um episódio da vida e do ministério de Jesus para outro,
empregando muitas vezes o advérbio “imediatamente” e “logo”. Ele registra 18
milagres e apenas 4 parábolas. Como um evangelho de ação, Cristo está sempre
pregando, ensinando, curando, libertando, orando. É um evangelho sucinto.
b) É
um evangelho Kerigmático, ou seja, proclamador do evangelho.
c) Enfatiza
a popularidade de Jesus, onde Jesus estava as multidões o acompanhavam.
d) Segundo
o pastor Hernandes, ele enfatiza a identidade de Jesus:
· Deus afirma: “Tu és meu Filho amado” (1.11; 9.7)
· Discípulos questionam: “Quem é este que até o mar e o vento lhe
obedecem?” (4.41)
· Os concidadãos indagam:“Não é este o carpinteiro, filho de Maria?”
(6.3)
·
Herodes pensa que Jesus é João Batista, outros
Elias, profeta... (6.15; 8.28)
·
Os demônios confessam “Tu és o Santo de Deus” ou
“Filho de Deus”(1.24; 3.11; 5.7)
·
Pedro confessa: “Tu és o Cristo” (8.28)
·
Bartimeu diz “Filho de Davi” (10.47)
·
Caifás pergunta: “És tu o Cristo?” (14.61)
·
Pilatos
pergunta: “És tu o rei dos judeus?” (15.2)
·
O comandante ao pé da cruz: “Verdadeiramente,
este homem era o Filho de Deus!” (15.9)
e) Contém
somente uma parábola que não é encontrada em nenhum outro evangelho, a parábola
da semente (4.26-29).
f) Enfatiza
o sofrimento de Cristo. Em nenhum outro evangelho vemos tanta ênfase na paixão
de Cristo.
g) Quando
Marcos cita os ensinos de Jesus ele enfatiza Jesus como mestre. As palavras
“mestre”, “ensinar” ou “doutrina”, e “Rabi” são aplicadas 39 vezes a Jesus.
Estudo baseado no livro de Marcos - Pastor Hernandes Dias Lopes - Editora Hagnos