quinta-feira, 25 de março de 2021

ESTUDO 38 DE ATOS DOS APÓSTOLOS: A IGREJA DE BEREIA (17.10-15)

 

Diante da perseguição sofrida na cidade de Tessalônica, Paulo e seus companheiros foram enviados para a Bereia. Bereia (atual Verria) era uma cidade da Macedônia que ficava a oitenta quilômetros a sudoeste de Tessalônica, aos pés do Monte Olímpio. Na região da Macedônia havia três igrejas: a de Bereia, a de Tessalônica e a de Filipos. Paulo já havia passado por Filipos, Tessalônica e agora chegara a Bereia. Analisemos algumas questões acerca da igreja bereana:

 

1-     OS BEREANOS RECEBERAM A PALAVRA COM TODA A AVIDEZ (17.11)

 

Segundo o dicionário, avidez significa desejo ardente, intenso e desmedido por algo ou alguém. Voracidade, insaciável. Remete a alguém que está necessitado de receber a palavra de Deus. Quando Paulo a forneceu aos bereanos  se alimentaram vorazmente, com desejo insaciável. Os bereanos nos deixaram um exemplo de como devemos receber a palavra de Deus, com desejo ardente. Precisamos desejar esse alimento, nosso corpo deve ansiar ouvir às Sagradas Escrituras. A igreja de Jesus Cristo deve ter fome de Deus e durante os cultos e estudos deve regozijar-se com esses banquetes.

 

2-     EXAMINANDO AS ESCRITURAS (17.11)

Examinar significa investigar, efetuar uma observação ou investigação minuciosa, sondar, submeter a teste. Eles abriram o coração e receberam a Palavra com avidez, mas antes de a consolidarem submetiam-na ao teste da verificação. Os bereanos eram criteriosos no estudo da Palavra. Devemos não apenas escutar ou ler a Bíblia, devemos estudá-la, compreendê-la, buscar entendimento das doutrinas, assimilar as verdades bíblicas.

 

3-     TODOS OS DIAS (17.11)

A prática era diária. Fazia parte do cotidiano receber e examinar as escrituras. O estudo da Palavra não deve ser algo aleatório, deve ser um hábito de todos os cristãos. Assim como todos os dias tomamos banhos, almoçamos e dormimos, devemos examinar as Escrituras, ela é o alimento da alma, e o almoço de ontem não serve para hoje, a fome é contínua e precisa ser sanada.

 

4-     TODOS OS BEREANOS (17.11)

Não era uma prática apenas dos líderes religiosos, mas de toda a igreja. Estudar a Palavra é um ato que toda a igreja precisa estar envolvida. Jesus como nosso Pastor nos oferece pastos verdes e águas tranquilas (Sl 23.1), não apenas para algumas ovelhas, mas para todas as ovelhas do seu rebanho.

 

5-     A FALTA DE CONHECIMENTO DAS ESCRITURAS

A falta de conhecimento das Escrituras faz com que o povo de Deus seja destruído. Existem inúmeros falsos profetas e falsas religiões que distorcem, omitem e criam heresias acerca das verdades bíblicas. A falta de conhecimento faz com que as pessoas aceitem heresias como: determinismo, teologia da prosperidade, confissão positiva, sincretismo religioso e diversos outros equívocos heréticos. É de grande importância sempre analisarmos a Palavra de Deus e jamais tirarmos o texto do seu contexto. Não importa se quem está dizendo é um pregador famoso, o que importa é se realmente está na Bíblia.

 

Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Oséias 4:6

 

CONCLUSÃO: Sejamos como os crentes bereanos, que a igreja toda possa receber a Palavra com avidez, examinar as Escrituras, de forma prática e cotidiana, e que jamais nos falte o conhecimento que leva à destruição.