segunda-feira, 29 de março de 2021

ESTUDO 40 DE ATOS DOS APÓSTOLOS: PAULO E A IGREJA DE CORINTO (18.1-17)

 

Paulo, partindo de Atenas, chegou a Corinto. Lá, encontrou um judeu chamado Áquila, com sua esposa Priscila, e passou a morar com eles, posto que fossem do mesmo ofício (fabricantes de tendas). Em Corinto, Paulo ficou um pouco mais de 18 meses. No período neotestamentário, Corinto tinha uma população de duzentos mil habitantes, formada por gregos, homens libertos da Itália, veteranos do exército romano, homens de negócios, oficiais do governo, pessoas do Oriente Próximo, e também incluindo uma grande comunidade de judeus e muitos escravos. Além de sua riqueza e natureza cosmopolita, Corinto tinha uma cultura inteiramente pagã e imoral, cheia de templos pagãos e possuindo também uma acrópole ao sul, um templo dedicado à deusa Afrodite. Analisemos algumas questões acerca da igreja formada em Corinto.

 

1)     CORINTO ERA UMA CIDADE IDÓLATRA

 

Corinto era uma cidade com muitos deuses e ídolos, cheias de estátuas e monumentos dedicados aos seus ídolos. Possuía o templo de Afrodite com cerca de dez mil prostitutas cultuais que a tarde desciam para os portos da cidade a fim de conseguir idólatras para cultos de orgias. Possuía também o templo de Apolo com homens entregues ao homossexualismo. Era uma cidade perdida no engano da idolatria e seus demônios.

 

2)     CORINTO ERA UMA CIDADE ESTRATÉGICA

 

Corinto era uma cidade portuária, boa para propagar o evangelho. Pessoas de várias localidades passavam pela cidade devido sua posição geográfica, sua importância econômica, pela sua tradição de jogos esportivos, pela capacidade intelectual e pela atração religiosa e idólatra. Através das pregações de Paulo, pessoas ouviram e levaram essa mensagem da cruz aos diversos locais da terra.

 

3)     CORINTO ERA UMA CIDADE INTELECTUAL

 

Semelhante à cidade de Atenas, Corinto era uma cidade intelectual, carregada de discussões filosóficas,. Paulo chegou a Corinto depois de sua visita a Atenas, uma experiência que o havia feito lembrar da loucura da sabedoria deste mundo. Esse incidente com os filósofos atenienses fez com que o apóstolo ficasse mais determinado do que nunca a pregar a simples mensagem da cruz, por mais ofensiva que ela pudesse ser para alguns. O mundo busca diversas formas de sabedoria, entretanto a mensagem da cruz é simples. O Filho de Deus encarnou para salvar os filhos perdidos de Deus, quem O aceita por sua graça e misericórdia recebe perdão dos seus pecados mediante seu arrependimento e conversão. Essa é a mensagem a ser pregada a todas as nações e quanto mais simples a mensagem for transmitida melhor será a compreensão.

 

nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios 1Co 1:23

 

4)     EM CORINTO PAULO TAMBÉM ENCONTROU OPOSIÇÃO

 

Paulo pregou aos judeus que Jesus era o Cristo. Mas, estes o resistiram, e Paulo dirigiu-se aos gentios ficando em Corinto por 18 meses. Sendo Gálio procônsul de Acaia, levantaram os judeus contra Paulo e o levaram ao tribunal. Mas, Gálio os expulsou do tribunal. Em todos os locais Paulo enfrentou levantes. Não existe campo missionário em que os principados e potestades não se incomodem com a pregação do evangelho. Sempre haverá levantes, perseguição, impedimentos, tribulações contra a obra de Deus. Entretanto, a vitória vem de Cristo, que já esmagou a cabeça da serpente.

 

5)     ALGUNS PROBLEMAS ASSOLARAM A IGREJA APÓS A PARTIDA DE PAULO

·          Divisões na igreja (1Co 1.10);

·          Carnalidade (1Co 3.1);

·          Imaturidade (1Co 3.1);

·          Ciúmes (1Co 3.3);

·          Contendas (1Co 3.3);

·          Soberba (1Co 4.18);

·          Imoralidade (1Co 5.1);

·          Associação com irmãos ímpios (1Co 5.9-13);

·          Litígio entre irmãos (1Co 6.1);

·          Equívoco quanto aos sacramentos (1Co 7.1-39);

·          Falta de ordem nos cultos e até na Santa Ceia (1Co 11.17-21);

·          Falta de amor (1Co 13.1-3).

 

6)     APESAR DOS PROBLEMAS, PAULO DEIXOU EM CORINTO PAULO DEIXOU UMA IGREJA PLANTADA.

Não existe igreja sem problemas. Só na glória a igreja será perfeita. Apesar dos problemas que se desencadearam após a partida de Paulo, em Corinto uma igreja foi estabelecida e o Reino de Deus propagado.

 

Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,
à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente dom todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus. Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado. 1 Co 1:1-7

 

CONCLUSÃO: A idolatria, o intelectualismo, a prosperidade financeira se opunham à pregação de Paulo. Até mesmo os judeus (judaizantes) se levantaram contra. Entretanto, nada impediu o apóstolo Paulo de levar o evangelho até Corinto e anunciar àquela cidade pecaminosa o perdão e a salvação oferecidos por Deus.


REFERÊNCIAS: Bíblia de Estudo Genebra e Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.