terça-feira, 6 de abril de 2021

ESTUDO 65 DE LUCAS: O BATISMO DE JESUS (MT 3.13-17; LC 3.21-23)

 

               

            Jesus era o único homem que não precisava de batismo já que não tinha pecados e não precisava de arrependimento. João estava relutante em batizar Jesus, ele reconhecia a divindade e a santidade de Jesus. O batismo é um sinal público de conversão, de mudança de vida e abandono do pecado. E Jesus sempre foi santo e fiel a Deus.

            Jesus foi batizado para que se cumprisse “toda justiça” (Mt 3.15). A Bíblia de estudo Genebra afirma: “O reino de Deus, a sua regra salvadora, é definido pela sua justiça. Jesus ensinou a perfeita justiça que Deus exige (Mt 5.20,48) e ele assegurou esta mesma justiça aos pecadores. Seu batismo apontou para a sua morte como um resgate por muitos (Mt 20.28) e mostrou a perfeita obediência mediante a qual ele cumpriria toda a justiça (Jr 23.5-6). A remissão dos pecados e a veste de justiça (Mt 22.11-12) são dadas por meio da fé em Jesus (Mt 8.10). Aqueles que carecem da justiça de Deus, mas estão famintos e sedentos por ela serão saciados (Mt 5.6; 6.33). Jesus convida aqueles que estão sobrecarregados com o fardo da justiça própria a encontrar o descanso sabático nele. Aqueles que Cristo reconhece como seus são aqueles que entrarão no futuro reino de glória. Eles mostrarão a sua relação com ele por meio do fruto de suas justas obras. Mateus fielmente registra os ensinamentos de Jesus como o evangelho fundamental. O desdobramento posterior da revelação por parte do Cristo glorificado tornou mais específica a relação entre a justiça de Deus como dom e seu justo requerimento, mas claramente ele ensinou ambos desde o princípio.”

            Jesus ao ser batizado se identificou com o seu povo na eliminação de pecados. A identificação pactual de Jesus conosco envolveu o seu batismo por nós, a sua unção com o Espírito Santo por nossa causa e a sua vitória sobre a tentação em nosso favor.

            O batismo de João apontava para Jesus porque representava uma morte e somente a morte de Jesus numa cruz, a qual Jesus chamou de “seu batismo” (Lc 12.50); poderia verdadeiramente eliminar pecados. Essa ocasião marcou o início do ministério messiânico de Cristo.

            Havia vários motivos para Jesus ser batizado:

1)    O primeiro, mencionado aqui, era “cumprir toda a justiça”. O batismo indicava que era consagrado a Deus e oficialmente aprovado por Ele, como demonstra de modo especial a descida do Espírito Santo (Mt 3.16) e as palavras do Pai (Mt 3.17; Sl 2.7; Is 42.1). Todos os justos requisitos de Deus para o Messias foram plenamente cumpridos em Jesus.

2)    No batismo de Jesus, João anunciou publicamente a chegada do Messias e o início do seu ministério. (Jo 1.31,34)

3)    Jesus, mediante o seu batismo, identificou-se completamente com os seus pecados e os fracassos dos homens (embora ele mesmo não precisasse de arrependimento, nem de purificação do pecado; tornando-se nosso substituto. (2Co 5.21)

4)    Seu batismo foi um exemplo aos seus seguidores. Todas as 3 pessoas da Trindade estavam ali. (1) Jesus. (2) Espírito Santo: O Espírito Santo veio sobre Jesus não para purificá-lo, já que Jesus era impecável, mas para qualificá-lo para sua obra como Messias divino-humano. Ele desceu em forma de pomba. (3) Deus: Através da voz dos céus. A voz que : conferiu credibilidade à filiação exclusiva de Jesus e ecoa em Sl 2.7, “Este é meu Filho”; identificou Jesus como o servo sofredor de Is 42.1, “amado”; ofereceu o apoio do Pai a Jesus na sua missão terrestre. Quando Deus usou o verobo me “agrado”, Ele demonstrou uma ideia contínua, permanente, afirmando que Ele sempre se agradou de Cristo.