segunda-feira, 5 de abril de 2021

ESTUDO 100 DE MATEUS: A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS (MT 25.1-13)

 

            Essa parábola trata do estado da igreja quanto à espera de seu noivo. Pela prontidão, os sábios se distinguem dos tolos durante a demora do retorno de Cristo. Vejamos algumas considerações:

 

1)    A PARÁBOLA NÃO SE DIRIGE AOS ÍMPIOS E SIM À IGREJA

Essa parábola não vem trazer um ensinamento de crentes versus ímpios, ou de igreja versus mundo, mas de crentes versus crentes. Ela fala da realidade dentro das igrejas, notem que as 10 eram virgens e as 10 eram noivas.

2)    TODAS AS 10 TINHAM LÂMPADAS

Todas um dia levantaram sua mão e aceitaram Jesus como Senhor e Salvador. Elas aceitaram a Jesus como noivo e receberam sua lâmpada, sua luz para brilhar em meio às trevas.

3)    EXISTE DISTINÇÃO ENTRE AS NOIVAS

Cinco eram tolas e cinco prudentes. Na igreja existem diferentes tipos de pessoas em diferentes condições espirituais. Todos recebem a mesma mensagem durante a pregação, cantam os mesmos hinos, vão aos mesmos estudos, porém apenas alguns possuem coração com terreno fértil. Existe diferença entre a igreja física e a igreja espiritual. Entre a quantidade de membros e a quantidade de salvos.

4)    O SIGNIFICADO DO AZEITE

O azeite fala da perseverança dos crentes em esperar Jesus. Fala da presença gloriosa do Espírito Santo na vida do crente, ajudando-o nessa perseverança. A presença do Espírito é cultivada pela vida de oração em comunhão com Deus, pelo estudo da Palavra e pela vida em jejum.

5)    AOS NOSSOS OLHOS O NOIVO PODE TARDAR

Há quase 2 mil anos esperamos o retorno de Jesus. Esperamos Jesus voltar e buscar a sua igreja para habitar com Ele. Porém, seu retorno compete apenas ao dia e a hora que Deus preparou. Enquanto isso, a igreja espera, mesmo que pareça demorar.

6)    NOS ÚLTIMOS DIAS HAVERÁ UMA DORMÊNCIA ESPIRITUAL

Jesus questiona: “Quando o Filho do Homem vier achará fé na terra?” Notem que as 10 virgens adormeceram na espera do noivo, já que a espera é longa. Mas, a Bíblia chama os verdadeiros cristãos para despertar: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti.” Efésios 5.14

7)    QUANDO O NOIVO CHEGAR CHAMARÁ APENAS AS PRUDENTES

Notem que antes da chegada do noivo ouve-se um grito: “Eis o noivo! Saí ao seu encontro!” Este grito é o soar das trombetas que o Arcanjo Miguel tocará para a igreja arrebatada. Mas observem que apenas as prudentes atenderam ao chamado do noivo.

8)    NÃO EXISTE SEGUNDA CHANCE PARA OS TOLOS

Quando as virgens néscias chegaram, bateram à porta, mas esta não lhe foi aberta. Ou as pessoas se convertem antes da volta de Cristo ou depois será tarde demais. A porta está aberta, entretanto, um dia ela se fechará.

9)    O AZEITE É INDIVIDUAL

As néscias pediram azeite às prudentes, mas elas não cederam seus azeites. A perseverança e a presença do Espírito Santo é individual. Cada um precisa buscar por sua própria vida espiritual

10) A ADVERTÊNCIA FINAL É VIGIAI

A igreja precisa ser prudente e vigiar. Não é tempo de dormir, de empurrar seu ministério com a barriga, não é tempo de gastar azeite. É tempo de buscar revestimento espiritual, apregoar a Palavra e esperar ansiosamente pela volta de Jesus. O noivo virá, a igreja deve esperar como uma noiva lavada e remida no sangue do Cordeiro.