sexta-feira, 2 de abril de 2021

ESTUDO 13 DE MATEUS: SAL DA TERRA (MT 5.13)

 

 

FUNÇÕES DO SAL

 

1)    O SAL DÁ SABOR

A principal função do sal é dar sabor. Sem sal a comida fica sem gosto, sem sabor, incompleta. Pode-se comprar a melhor picanha para assar, mas se ela não tiver sal, ninguém comerá. Precisamos dar sabor a este mundo. Precisamos levar o tempero necessário à vida das pessoas para que elas possam sentir o sabor da vida com Cristo. Viver sem Cristo é viver sem sentido. É viver sem paz. É viver sem alegria. É viver sem o amor verdadeiro. Quando anunciamos esse evangelho da salvação para as pessoas, elas passam a compreender o verdadeiro sentido de sua existência. E, não somente compreendem, mas também passam a viver de forma diferente, a desfrutar a vida com sabor.

 

2)    O SAL CONSERVA

Outra função do sal é conservar. Para que um alimento não entre em estado de putrefação utiliza-se o sal para conservá-lo das ações das bactérias. Assim como se coloca sal em uma carne de sol para conservá-la. Os cristãos são o sal da terra e conservam o mundo para que ele não entre em total estado de destruição. A presença dos cristãos faz com que Deus conserve esse planeta de seu aniquilamento. Faz com que a bactéria do pecado seja contida pelo sal que emana da Palavra de Deus.

 

3)    O SAL DÁ SEDE

Aquele que ingere sal sente a necessidade de tomar água. Nós como sal da terra geramos sede da Palavra naqueles que nos escutam. Eles desejam saber mais, desejam beber mais da água da vida. Essa água que não apenas supre nossas necessidades físicas, mas também as necessidades espirituais.

 

4)    O SAL CONSERVA O CALOR

Os fornos de barros antigos eram preenchidos de sal entre as suas estruturas internas e externas. Isso era feito com a finalidade de conservar o calor. Os discípulos que são o sal da terra conservam o calor do Espírito Santo na igreja do Senhor. Eles mantêm a chama acesa do fogo do Espírito num mundo vil e pecador.

 

 

5)    O SAL PURIFICA

O sal também era utilizado no deserto para neutralizar as ações das bactérias nos buracos em que eram depositadas as fezes. Como não havia uma rede de tratamento de esgoto jogava-se o sal, as moléculas de sal desidratavam as bactérias e estas morriam. Como discípulos também matamos as bactérias presentes nas imundícies desse mundo. Podemos trazer a purificação na vida dos pecadores.

 

6)    BASTA UM POUCO PARA TRANSFORMAR

Não é necessário colocar um quilo de sal para dar sabor a um quilo de feijão. Bastam apenas duas colheres para que mude o gosto de todo o feijão. Desta forma, você não precisa ensinar a Bíblia inteira para que a vida de uma pessoa seja transformada. A Palavra de Deus é viva e eficaz e, quando se anuncia o evangelho da salvação, ele por si só, através da ação do Espírito Santo, é capaz de transformar por completo a vida de uma pessoa.

 

7)    SAL INSÍPIDO NÃO PRESTA

Se o sal perder o seu sabor ele só serve para ser jogado fora e ser pisado por homens. Não adianta pessoas dizerem que são cristãs se o seu testemunho é de ímpio. A vida cristã precisa ser crida no interior e vivida no exterior. Não basta ter fé, é preciso testemunhar acerca dessa fé. O testemunho não vem apenas das palavras, ele vem principalmente das ações. Palavras falam, ações gritam.