sexta-feira, 2 de abril de 2021

ESTUDO 2 DE MATEUS: A GENEALOGIA DE JESUS CRISTO (Mt 1.1-17; LC 3.23-38)

 


  A genealogia de Jesus, conforme descritas nos evangelhos, tem a finalidade de legitimar a sua pessoa e os seus ensinamentos, proclamando que Jesus era aquele esperado e anunciado no AT e fruto da intervenção celestial. Portanto, trata-se de uma mensagem teológica, e também histórica, que os evangelhos querem passar.

 Dos quatro evangelhos, a genealogia de Jesus está descrita apenas em Mateus e Lucas.

 Genealogia, literalmente, “origem” ou “começo” (gênesis), o que na terminologia bíblica pode significar o começo do relato de Jesus Cristo.

 Mateus menciona não apenas homens que foram heróis da fé, mas também mulheres.

 Na genealogia do Oriente, as mulheres geralmente não são listadas, entretanto, elas faziam parte do propósito de Deus de enviar o Cristo. As cinco mulheres que são listadas na genealogia de Jesus relembram a todos nós que Deus faz o inesperado e escolhe o improvável: (Bíblia Genebra)

Tamar: Essa mulher nos relembra os erros de Judá (Gn 38.6-30).

Raabe: Foi uma prostituta gentia (Js 2).

Rute: era uma moabita e estava debaixo da maldição (Dt 23.3-5).

Bate-Seba: A esposa de Urias, e a queda de Davi (2Sm 11)

Maria: a virgem (Is 7.14).

 Em Mateus, a genealogia se inicia a partir de Abraão, para demonstrar aos judeus que Jesus era o Messias esperado.

 Mateus faz uma genealogia a partir da sucessão de tronos e Lucas faz uma genealogia a partir da descendência biológica.

 Quando Mateus cita 14 gerações, ele organiza em três grupos de quatorze, para mostrar que Deus tem um propósito na História, e que a história primitiva de Israel aponta para Cristo. De Abraão até Davi, de Davi até o cativeiro babilônico, ocorrido em 586 a.C., e do exílio judaico até Jesus. Ele repete duas vezes Jeconias, porque fora rei antes e depois do exílio. (Dn 9.24)

 Lucas, por sua vez, aborda a genealogia de Jesus retrocedendo continuamente até Adão, talvez com o objetivo de mostrar o lado humano de Jesus.

 A genealogia de Lucas difere da de Mateus, além de Mateus retroceder até Abraão e Lucas ate Adão, alguns nomes são diferentes. Alguns sugerem que Mateus descreve a linhagem de José, enquanto Lucas a de Maria. Porém, não há provas.

 Ambos afirmam que Jesus era descendente de Davi.

 Mateus não diz que José gerou Jesus, mas somente que era o marido de Maria e que Jesus nasceu dela, sendo assim juridicamente descendente de Davi, e Filho de Deus.