segunda-feira, 5 de abril de 2021

ESTUDO 113 DE MATEUS: A IGREJA VERDADEIRA E OS CRISTÃOS VERDADEIROS (MT 16.18)

 

“E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.” Mt 16.18

1)A igreja verdadeira não é uma igreja de sucesso, mas uma igreja que dá glória a Deus.O sucesso atrai atenção para si. João Batista não usurpou a glória de Jesus Cristo. Ele afirmou: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua.” “Não sou o noivo, mas só o amigo do noivo.” Quando o pregador prega, não atrai atenção para si, mas para Deus. Quando o adorador louva não atrai atenção para si, mas para Deus. Tudo aponta para Cristo, nada aponta para nós. A sua foto não tem que estar em um outdoor. O seu nome não tem que estar no cartaz do Congresso. É o nome de Cristo que tem que aparecer, não o nosso. A igreja não é o império pessoal do pastor, mas a Casa de Deus. Quando você atrai a atenção para si e senta no trono da igreja, você está com a doença de Lúcifer: o pecado de tentar usurpar um trono que não é seu.

“A medida do Reino é não ser nada.” Moody

2) A igreja verdadeira não é uma igreja composta por multidões. No Reino de Deus não se trata de quantidade, mas de qualidade. De que adianta uma goiabeira carregada de goiabas podres? De que adianta uma igreja composta de multidões de não regenerados? É melhor até que haja poucas pessoas, desde que elas sejam renascidas da água e do Espírito, com o seu belo nome escrito no Livro da vida. Se o centro da igreja é Jesus, Ele se faz presente tanto numa igreja com 100 membros ou com 10 membros. “Onde estiverem 2 ou 3 reunidos em meu nome, aí estarei no meio deles.”

3)A igreja verdadeira não arranca a lã de suas ovelhas deixando-as na necessidade, mas ao contrário, ela supre as necessidades de suas ovelhas.

4)A igreja verdadeira não ensina filosofias ou conceitos humanos, mas a Palavra de Deus. Seu fundamento são as Sagradas Escrituras.

5)A igreja verdadeira não é aquela que procura agradar pessoas, mas agrada a Deus, que cuida das pessoas. Ela não negocia valores para que os membros fiquem na igreja. A Bíblia não pode ser negociada. Não se pode acrescentar nem uma vírgula ou tirar um til da Palavra de Deus.

6)A igreja verdadeira tem como motivação e preocupação principal: “Deus exaltado, pecadores convertidos e igreja edificada.”

7)A igreja verdadeira não é somente aquela que procura andar com Deus, mas agrada tanto a Deus a ponto de Deus andar com a igreja. Assim como foi com Enoque.

8)A igreja verdadeira é aquela que o pastor conhece as ovelhas do seu aprisco, e as ovelhas conhecem a voz do seu pastor.

9)A igreja verdadeira é aquela que faz discípulos para dar continuidade no Reino de Deus.

10)A igreja verdadeira é aquela que não negocia com Cristo o que vai receber se servi-lo.

11)A igreja verdadeira é aquela que está nas mãos de Cristo. É ser tudo o que Cristo quer e nada do que eu desejo. É ser como Cristo disse a Pedro: “Quando você era jovem, vestia-se e ia aonde queria, mas quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir.” Jo 21.18 Simplesmente entramos no barco e deixamos Cristo guiar. Eu não dou ordens, é Cristo quem dirige a sua noiva. Se tento dirigir a obra pelos meus próprios conceitos eu a profano.

12) Uma igreja verdadeira é aquela que a Cruz de Cristo é o maior valor da vida dos congregados, membros, obreiros e pastores. Ela sabe que Cristo suportou a cruz e ele nos deixou a mensagem para também tomarmos nossa cruz e segui-lo. A igreja sabe que nunca nos faltarão lutas, mas também nunca nos faltará alegria.

CONCLUSÃO

Ef 3.16-21 Alicerçados em Cristo para a glória de Deus.