sábado, 3 de abril de 2021

ESTUDO 60 DE MATEUS: A PARÁBOLA DO FERMENTO (MT 13.33)

 

Embora o fermento ou o levedo seja muitas vezes um símbolo do mal, aqui nessa parábola, o fermento demonstra crescimento. A mulher da parábola faz uso de apenas uma pequena quantidade para levedar toda a massa. Mas, o que isso significa?

1)    O FERMENTO REPRESENTA O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS

            O fermento faz crescer e dá qualidade a massa, penetrando em toda a massa e modificando-a por completo. Quando o Reino de Deus chega à vida das pessoas através da igreja, ele transforma vidas e gera crescimento. O Reino de Deus tende a se propagar sempre, e a crescer mais e mais. Ele iniciou-se com a igreja apostólica e tem se propagado cada dia mais. Hoje são mais de 43 milhões de evangélicos no Brasil; uma igreja em cada esquina e não para por aí. A igreja continuará a crescer porque o fermento de Deus é poderoso e a igreja chegará até os confins da terra.

2)    O INVISÍVEL PRODUZ RESULTADOS VISÍVEIS

O fermento se mistura e torna-se invisível na massa, porém o crescimento da massa é visível aos olhos. Quando vemos uma igreja aberta e crentes reunidos para cultuar a Deus, vemos apenas o edifício e pessoas, contudo, dentro de cada um deles há a presença gloriosa do Espírito Santo de Deus, e ninguém sabe o que verdadeiramente acontece no mundo espiritual durante o culto. O que vemos depois é que vidas são transformadas, pessoas são curadas, há libertação dos demônios, casamentos são restaurados e várias coisas visíveis acontecem porque Deus agiu no invisível.

3)    CADA PARTE DA MASSA É ALTERADA PELO FERMENTO

            Se você faz parte da igreja espiritual não tem como você ser tocado pelo Espírito Santo e não ser alterado. Todos são impactados e transformados pelo fermento. Ele é para toda a massa. O Espírito Santo é para todos os cristãos. As bênçãos são para todos os filhos. A igreja é para todos. O culto é para todos. Dessa forma, a massa cresce por completo.

4)    O FERMENTO FAZ CRESCER TODAS AS ÁREAS DA VIDA CRISTÃ

  • Seu casamento;
  • Seu ministério;
  • Sua vida espiritual;
  • Sua vida financeira;
  • Sua vida profissional;
  • Sua vida emocional;
  • Sua vida familiar;
  • E, diversas outras áreas.

CONCLUSÃO: O fermento de Deus faz crescer a igreja e aqueles que fazem parte da igreja.