sábado, 3 de abril de 2021

ESTUDO 63 DE MATEUS: A PARÁBOLA DA REDE (MT 13.47-50)

 

Assim como as parábolas do semeador, do trigo e do joio, do grão de mostarda; do fermento, do tesouro escondido, do negociador de pérolas; a parábola da rede foi pronunciada na região da Galileia, ao norte de Israel. A região da Galileia é chamada de Galileia dos gentios.” Ali Jesus realizou a maior parte dos sermões, milagres e falou em parábolas. Por que? Porque a igreja do Senhor não foi feita por judeus, mas em sua maioria por gentios. Essa parábola da rede traz a pescaria de todos os tipos de peixes, judeus e gentios. Vejamos alguns de seus ensinamentos:

1)    Tipo de rede: rede gigantesca que é lançada sem direção específica ao mar. Ao girar, o pescador a lança e ela se abre em grande abertura, alcançando um grande espaço. A rede é a Palavra de Deus que é lançada em todas as direções. Essa Palavra é pregada em todo o mundo. A rede é grande e cabe todos os que aceitarem essa palavra de salvação.

 

2)    É lançada no mar: o mar é o mundo, é lá que devemos pescar. A pregação não se restringe à igreja, o mar está fora da igreja. Também, vale ressaltar que não pescamos em aquários alheios (igrejas de outras denominações).

 

3)    Apanha toda sorte de peixes: Não queira escolher quem merece ir para a igreja e quem não merece. Não se escolhe peixes quando a rede é lançada. Virão peixes de todas as espécies. Pessoas de todas as nações, de várias cores, posições sociais, pessoas com estudo e sem estudo, pessoas egoístas, carrancudas, mal educadas, generosas, humildes, arrogantes, gratas, ingratas, dispostas, indispostas, trabalhadoras, preguiçosas, contribuintes, avarentos, amáveis, detestáveis e assim por diante. Quando Jesus escolheu seus apóstolos chamou Pedro que era explosivo, João que era amoroso, Judas que era avarento e Tomé que era duvidoso.

 

4)    A rede ainda está aberta, mas será puxada para praia. A palavra ainda está sendo pregada, porém um dia a rede se fechará e será trazida à praia. Ainda há tempo de conversão e salvação.

 

5)    Quando a rede se fechar haverá separação: Peixes bons para o cesto dos céus e peixes ruins serão jogados fora no inferno.

 

 Aquele que já foi pescado e se encontra na igreja, mude sua vida e transforme seu caráter. Aquele que está fora da rede, aceite sua Palavra para que possa entrar nessa pescaria maravilhosa de Jesus Cristo.